25 de abr de 2012

Lula e Dilma se emocionam com cenas de José Alencar em filme (veja cenas do filme)

Lula e Dilma assistiram à estreia do documentário Pela Primeira Vez, dirigido pelo fotógrafo do ex-presidente, Ricardo Stuckert
Foto: Ricardo Stuckert Filho/Presidência da República/Divulgação
Diogo Alcântara - Direto de Brasília - Terra + 25.04.12
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a presidente Dilma Rousseff assistiram na noite desta quarta-feira à estreia do documentário Pela Primeira Vez, em Brasília. Durante a exibição do filme, dirigido pelo fotógrafo Ricardo Stuckert, Lula e Dilma se mostraram especialmente comovidos com as cenas nas quais o ex-vice-presidente José Alencar aparecia. Ele faleceu em março do ano passado depois de uma luta contra o câncer.

Logo após o filme, o ex-presidente foi só elogios para sua sucessora. "Eu acho que tudo aquilo que a gente falava da companheira Dilma antes da campanha e depois da campanha era pouco diante do que ela está fazendo no Brasil", disse Lula. 

Para o ex-presidente, o conhecimento que Dilma acumulou nos oito anos de seu mandato como ministra a ajudou na gestão da Presidência da República. "Outro dia eu disse para a Dilma o seguinte: nunca na história do Brasil alguém chegou à presidência com um acúmulo de experiência como a Dilma chegou. A experiência de oito anos no meu mandato, a experiência no Ministério de Minas e Energia e, sobretudo, a experiência de coordenação do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), que eu tenho certeza que foi o curso de pós-graduação".

Indagado se haveria alguma diferença a ser acertada entre as duas gestões, Lula elogiou a presidente. "Ela pode fazer mais, fazer melhor". Dilma retrucou em seguida: "Não, não tem diferença (entre as duas gestões), nunca vai ter".

A presidente se disse emocionada ao sair do filme. "É um momento muito especial", afirmou Dilma. O documentário exibe os últimos momentos do governo Lula e a posse de Dilma Rousseff. "É a primeira vez sucedendo o primeiro presidente com 87% (de aprovação)", disse Dilma. "Se continuar assim, ela vai chegar a 87% no próximo mês", emendou Lula. 

O documentário
O documentário Pela Primeira Vez é dirigido por Ricardo Stuckert, que foi fotógrafo oficial nos oitos anos do governo de Lula e ainda atua no Instituto de Cidadania, entidade fundada pelo ex-presidente. Com duração de 35 minutos, o media-metragem mostra em 3D os últimos dias do governo Lula, a posse da presidente Dilma Rousseff e o encontro, no Hospital Sírio-Libanês, do ex-presidente com o ex-vice-presidente José Alencar, que não pode participar da cerimônia de posse por lutar contra um câncer. Na primeira aparição de Alencar no filme, a plateia de cerca de 700 convidados aplaudiu entusiasmada. 

O filho do ex-vice-presidente, Josué, estava na mesma fila que Dilma e se emocionou bastante. Em um trecho do filme, as imagens aparecem acompanhadas da voz de Lula dizendo que "nunca antes na história do mundo, um presidente teve um vice da qualidade do que eu tive". Outra parte mostra o diálogo entre o ex-presidente e Alencar. 

Da festa da posse, ocorrida no dia 1º de janeiro de 2010, há imagens da participação popular e da subida de Dilma e do vice-presidente Michel Temer na rampa do Palácio do Planalto. O filme também apresenta detalhes dos bastidores da cerimônia, como o momento em que a então primeira-dama Marisa Letícia coloca sobre o ombro de Lula a faixa presidencial.


Nenhum comentário: