5 de jun. de 2011

O interior Paulista aquece as redes sociais na blogosfera

Imagens: Marcia Brasil //  I Encontro de Blogueiros do Alto do Tiete - POA/SP
  
Ontem (04.06), em um ato inédito no Estado de São Paulo, aconteceu o I Encontro de Blogueiros do Alto do Tietê. O evento foi muito bem elaborado com transmissões ao vivo via stream e ótima infraestrutura. A estimativa para atender os inscritos superou mais de duzentas pessoas no auditório.

Segundo os organizadores, a parcela de internautas nas cidades envolvidas pelo encontro Itaquaquecetuba, Poa, Mogi das Cruzes, Ferraz de Vasconcelos e Suzano vem crescendo a cada dia. Os participantes que direcionavam perguntas aos palestrantes, como usuários de redes sociais, contaram suas habilidades na utilização de blogs, twitters, facebook e orkut. Alguns para desenvolverem projetos, outros trabalham em entidades sociais, algumas donas de casa fazem suas intervenções em defesa da saúde e da educação.


Saulo Souza (#BlogueiroSat), Eduardo Guimaraes, Partor Dornel e Paulo Henrique Amorim
 As personalidades mais esperadas do evento Eduardo Guimarães (do blog da Cidadania) e Paulo Henrique Amorim (do Conversa Afiada), na primeira parte do evento abordaram assuntos referentes a Banda Larga e Marco Regulatório nas comunicações. Enfatizaram a ideia de que os encontros fortalecem a sociedade para que tenham acesso a uma banda larga digna. E prepararam todos que assistiam ao vivo e no auditório para o II Encontro Nacional de Blogueiros que acontecerá dias 17, 18 e 19 de junho em Brasília, com a presença de Lula e do Ministro das Comunicações Paulo Bernardo.


Ivan Valente, Leandro de Jesus e Leonardo Sakamoto.

Na segunda parte do evento, no período da tarde, Sakamoto e Ivan Valente aprofundaram temas relativos as questões da educação, da reforma agrária e de cidadania, assuntos que sempre foram abordados pelas redes sociais.
Leandro criticou as empresas de internet na região do Alto do Tietê, disse que os espaços institucionais sofrem com a telefonica no acesso a banda larga, lenta e com atendimento precário.


Rodrigo (esquerda)  e Aparecido (centro)

O advogado e professor Rodrigo Sérvulo (twitter @midiacaricata ) e o jornalista Aparecido Lima  ( twitter @cidoli), organizadores do 1º encontro de Blogueiros Estadual de São Paulo, falaram da importância de eventos voltados para as redes sociais, destacaram o avanço no interior dos estados.

Aparecido lembrou fatos que a blogosfera sofreu com os trolls (pessoas que perseguem ou dirigem palavras agressivas nas redes sociais para internautas). Chamou atenção de todos sobre a responsabilidade nas redes sociais, quando é publicado algo que possa denigrir toda luta e democracia que foi reconstruida em grandes batalhas, tanto nas redes quanto nas ruas.

Rodrigo, que tambem atua como professor na rede pública estadual do estado, lamentou que com computadores para alunos e professores e acesso a internet "as escolas tem total bloqueio às redes sociais em blogs, twitters, facebook e orkut".

Ana Maria Coelho, analista de mídia do SEBRAE, apresentou algumas orientações sobre sustentação dos blogs, orientação jurídica e fincanceira, domínios e defesa de criação de sites, ainda disse que o SEBRAE tem cursos para empreendedorismo das redes sociais.

Comissão do I Encontro Estadual de Blogueiros de SP (Aparecido Lima @cidoli Nilva Souza @nilvasader Rodrigo Sérvulo @midiacaricata Marcia Brasil @serbrasileira )
Uma parte do grupo da comissão (foto acima), presente no encontro, observou a grande receptividade e um ótimo tratamento dos organizadores do encontro. O grupo sentiu a necessidade da promoção de mais encontros de blogueiros pelo estado paulista.

O encontro apresentou alguns temas já desenvolvidos em encontros ocorridos em outros estados, a abordagem dos temas são similares, com um novo olhar. Trouxe uma outra visão do que se acreditava acontecer: o interior Paulista está com toda força, não podemos subestimar o resultado das urnas eleitorais do ano passado.

"São Paulo está fervendo nas redes sociais e a tendência é que as outras cidades nos convide para abraçarmos os eventos de blogueiros" enfatizou Aparecido.

Por Marcia Brasil  (twitter @serbrasileira ) - Brasil que eu quero -  05.06.2011

Nenhum comentário: