26 de ago. de 2013

População de M´Boi Mirim recebe UBS Integral Jd. Vera Cruz


Fotos: Márcia Brasil

Prefeito Fernando Haddad inaugurou a segunda UBS Integral no extremo sul da Cidade de São Paulo.

A mobilização popular do chamado “fundão”, local denominado como extremo sul de M’Boi Mirim, recebeu a segunda UBS integral, no Bairro Vera Cruz. A reivindicação foi realizada depois de anos de luta de diversas entidades: Movimentos de Saúde, Periferia Ativa, Sindicomunitário (Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde), Grupo de Amigos Fé e Luz, SOS Transportes, Conselhos Gestores das UBSs, Fórum do Fundão, MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto) e associações de moradores e igrejas.

Representantes de Movimentos Sociais, José Jailson e Sr. Antonio Pereira da Silva, marido de dona Maria dos Anjos (líder idealizadora do movimento de saúde).

José Jailson, integrante do movimento Sindicomunitário, disse que “a UBS antigamente era um prédio abandonado e que com a força da comunidade e pela idealizadora líder do movimento de saúde, Maria dos Anjos, lutaram para ser equipamento de saúde”.

No último dia 3, foi aberta no Jardim Miriam II, também na Zona Sul, o primeiro equipamento do modelo, que reúne em um mesmo espaço, serviços diferentes com atendimentos agendados e a demanda espontânea, sem agendamento prévio com clínico, pediatra e dentista.

A UBS Integral Jardim Vera Cruz, além das rotinas já prestadas nas demais unidades básicas de saúde (pediatra, clínico e ginecologista), conta também com atendimento e exames em diversas especialidades médicas, tais como: médico de saúde da família, cardiologia, dermatologia, oftalmologia, odontologia, cirurgia geral, farmácia, enfermagem, equipe ESF (Estratégia Saúde da Família), consultórios informatizados e sistema de prontuário eletrônico. A unidade atenderá a demanda de usuários que poderão realizar no espaço, pequenos procedimentos cirúrgicos, avaliação nutricional, além de exames como raio-x, raio-x odontológico, ultrassom, teste ergométrico, ecocardiograma e eletrocardiograma.

O avanço tecnológico chega como novidade na UBS Vera Cruz. A implantação do Sistema SIAB Fácil Móvel garante diversos benefícios, como maior controle sobre as visitas domiciliares feitas pelos agentes comunitários de saúde, acesso mais fácil ao histórico clínico da família e subsídio de informações em tempo real. Os usuários podem ainda utilizar dois totens eletrônicos para avaliar o atendimento do equipamento.

Genivaldo Rodrigues Pereira, orientador físico da Academia de Saúde
O educador físico Genivaldo Rodrigues Pereira, orientador da população sobre atividades físicas, integrante da equipe multiprofissional disse que “atividade física, além de evitar o sedentarismo, é um apoio na prevenção de doenças cardíacas, na recuperação da pressão arterial, do sistema nervoso”. Salienta ainda que haverá  acompanhante de pessoas da terceira idade para iniciação do Programa de Atenção às Pessoas Idosas, nutricionista, bem como equipe de saúde mental como psiquiatra, psicólogo e terapeuta ocupacional. “E quem for utilizar tais procedimentos precisa de uma avaliação médica, e o espaço funcionará das 7h às 19h, segunda à sexta, nos sábados, das 7h às 14h”, destaca o educador.


A nova UBS será preparada para receber uma das 32 unidades da Rede Hora Certa que serão criadas pela Prefeitura. A autorização já foi dada e a Secretaria Municipal da Saúde apresentará um cronograma. “O prédio está preparado para a instalação de mais dois centros cirúrgicos. Já tem um centro cirúrgico em que possível fazer os procedimentos e já até poderia ser chamada de Rede Hora Certa, mas a ideia é fazer isso só quando nós instalarmos mais dois centros cirúrgicos”, afirmou o prefeito. O Programa de Metas 2013-2016 prevê a instalação de 43 unidades do modelo até o fim da gestão. A unidade funciona em horário ampliado, de segunda a sexta-feira das 7h às 19h e aos sábados das 8h às 14h.

A região de M’Boi Mirim, que conta com uma população de 37.471 pessoas divididas em 10.880 famílias contempladas na sua totalidade para o atendimento da nova UBS, sofre com o maior índice de falta de moradia na cidade de São Paulo, são inúmeras famílias catalogadas em área de risco que necessitam de atenção para educação, moradia, mobilidade urbana, infraestrutura, limpeza urbana. O secretário de Saúde, José de Filippi Jr. destacou que a nova UBS não atenderá somente os que moram no território, mas também quem trabalha e estuda na região, evitando que as pessoas fiquem sem atendimento. O Subprefeito do M’Boi Mirim, Antonio Carlos Dias de Oliveira, empossado há mais de 7 meses,  falou da importância da nova UBS para a região, tão carente. “As especialidades que vão beneficiar a população local são de extrema importância, nunca vi tal coisa em toda a cidade, emociona a luta deste povo com esta conquista”, ressalta Antonio Carlos.


O prefeito Fernando Haddad deu o início oficial da campanha de atualização de vacinação na nova UBS Integral Vera Cruz e conheceu as instalações do novo equipamento, que contará com 196 profissionais, entre médicos de atenção básica e de especialidades, além de psicólogos, nutricionistas, dentistas, educadores físicos e terapeutas ocupacionais. “É um novo conceito de saúde. Poucas cidades brasileiras têm um equipamento desta qualidade, porque integra todos os serviços de atenção básica. Não fragmenta o Sistema Único de Saúde e ao integrar, melhora a resolutividade. Paciente chega aqui e tem a solução do problema”, disse Haddad.


Haddad ao final do discurso disse que a UBS Vera Cruz “é uma benção, a população precisava desta atenção na saúde, aliás em tudo. Vamos cuidar com carinho em todos os setores, na educação, na mobilidade urbana, em moradia", salientou o Prefeito.



Por Márcia Brasil

Com informações da Secretaria da Saúde, Prefeitura de São Paulo.

Vejam todas as fotos aqui

Um comentário:

Unknown disse...

Ola Amigo! Dê conhecimento ao seu leitor.
Gostaria de li sugerir o Gadget LEIS E CÓDIGOS do Brasil: Para seu Blog.
O Aplicativo LEIS E CÓDIGOS vem com os linkis das Leis e códigos da federação Brasileira
Tipo: Liberdade de Imprensa ,Estatuto da Criança e do Adolescente, Código de Transito Brasileiro entre outros.

Link do Aplicativo: http://bit.ly/10uQet4

minha admiração!