11 de jun. de 2012

A explosão do jornalismo – Das mídias de massa à massa de mídias

Divulgação
O jornalista e ex-diretor do Le Monde Diplomatique, Ignacio Ramonet, no seu  novo livro aborda as possibilidades abertas pela internet e pelas novas tecnologias para o jornalismo

“O planeta mídia está sofrendo um traumatismo de amplitude inédita. O impacto do ‘meteorito internet’, semelhante àquele que fez desaparecer os dinossauros, tem provocado uma mudança radical de todo o ‘ecossistema midiático’ e a extinção massiva dos jornais da imprensa escrita.”

É com essa reflexão que o jornalista e ex-diretor do Le Monde Diplomatique Ignacio Ramonet inicia seu novo livro, A explosão do jornalismo – Das mídias de massa à massa de mídias. Na obra, ele aborda as possibilidades abertas pela internet e pelas novas tecnologias para o jornalismo, que põem em xeque o monopólio da informação na sociedade. “Muitos jornalistas profissionais se viam como uma elite, pensando deter o poder exclusivo de impor e de controlar os debates. Esse pecado do orgulho os fazia crer que seus leitores passivos e cativos estariam sempre a seu favor. Mas esse tempo em que eles tinham sozinhos o direito de escolher e de publicar informações já terminou. A internet despojou-os de sua identidade de ‘padres seculares’”, aponta Ramonet.

Muitas das questões que surgem nesse período de transição são analisadas, desde a erosão da credibilidade das mídias tradicionais, passando pelas iniciativas inovadoras que trazem um novo ânimo para atividade jornalística. O autor também fala sobre as mudanças e reflexões provocadas pelo WikiLeaks e toca em pontos cruciais como a sustentabilidade econômica dos projetos online e a precarização do trabalho dos profissionais de comunicação.

Serviço

Livro: A explosão do jornalismo – Das mídias de massa à massa das mídias
Autor: Ignacio Ramonet
Editora: Publisher Brasil
ISBN: 978-85-85938-72-7
Páginas: 144
Preço: R$ 27,00


Para adquirir o livro clique aqui



Nenhum comentário: