11 de nov. de 2010

Fórum Social de São Paulo nasce em prol de uma cidade mais digna

"Outra cidade é possível, necessária e urgente!". Sob esse lema, realizou-se nesta terça-feira a Plenária de Lançamento do Fórum Social de São Paulo (FSSP), previsto para acontecer em maio do próximo ano. O evento marcou o início dos trabalhos de construção coletiva do processo.

 Por André Rossi - Revista Fórum - 10.11.2010


Durante ato, organização do FSSP frisou a importância da participação da sociedade civil e movimentos sociais para a viabilização do fórum.
 
“Quem sabe faz a hora, não espera acontecer”. Símbolo na resistência contra a ditadura militar no Brasil, a emblemática canção de Geraldo Vandré, entoada pelo coral da Faculdade Zumbi dos Palmares, marcou o início das atividades da Plenária de Lançamento do Fórum Social de São Paulo (FSSP), realizada na noite desta terça, na FAU-USP, no bairro de Higienópolis.

De acordo com os organizadores, o FSSP faz parte do processo do Fórum Social Mundial, tendo sido inspirado nele. Segundo Oded Grajew, mentor do FSM presente no ato, os dois fóruns “pretendem colocar na cabeça das pessoas que esse mundo não é uma fatalidade, foi construído por pessoas e pode ser mudado pelas mesmas”. O “primo” paulistano do Fórum, mais do que fomentar ideias, visa desenvolver ações práticas para fazer de São Paulo uma cidade digna para todos que nela vivem.

Após as considerações sobre a estrutura e o funcionamento do FSSP, discutiu-se a importância de um conceito visual que o identifique. De maneira colaborativa, a organização abriu inscrições e recebeu propostas de logomarcas. Todas elas estavam expostas na parte externa do auditório, para que os participantes da plenária inicial pudessem votar.

Na plenária final, vários setores da sociedade civil se manifestaram e se dispuseram a se articular em prol da causa. Fizeram também suas reivindicações, sobre como o FSSP deveria servir como um ponto de encontro dos cidadãos interessados em discutir os problemas da cidade e, assim, traçar alternativas para resolvê-los.

A agenda dos próximos atos ligados ao FSSP você confere no site (http://forumsocialsp.org.br). No portal você também pode propor atividades que auxiliem no funcionamento do fórum. Acesse e veja como.

Um comentário:

Anônimo disse...

boa noite descubri seu blog e gostaria de parabenizzzar pelo excelente blog e convidar para fazer parte do meu blog jefersonaraujosouza obg caro amigo