11 de jun de 2010

ProUni vai beneficiar mais 60.000 estudantes - Brasília Confidencial



O Ministério da Educação estima em 60.000, pelo menos, o número de estudantes que serão beneficiados, no segundo semestre, pela concessão de bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni). De acordo com a secretária de Ensino Superior, Maria Paula Dallari Bucci, serão concedidas, no mínimo, 39.000 bolsas integrais, para estudantes com renda familiar mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa, e 21.000 parciais. Estas, no valor de 25% e de 50% da mensalidade, beneficiam candidatos cuja renda familiar mensal por pessoa não seja superior a três salários mínimos.

Ontem o Diário Oficial da União publicou portaria em que o MEC regulamenta o processo seletivo dos estudantes. O prazo para inscrição, pela internet, será aberto na segunda-feira, dia 15, e encerrado no dia 19.

Têm direito ao ProUni os brasileiros sem diploma de curso superior que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano passado. O candidato precisa ter cursado o ensino médio na rede pública ou ter recebido bolsa integral na rede privada. Para fazer a inscrição é obrigatório informar o número de inscrição no Enem e o CPF.

Também podem se candidatar ao ProUni os portadores de deficiência e os professores da rede pública que estejam no exercício da profissão, para seleção em cursos de licenciatura.

Os candidatos podem escolher três opções de instituições de ensino, cursos ou turnos. A nota no Enem 2009 será usada como critério para o preenchimento das vagas. De acordo com a portaria do MEC, é vedada a inscrição de candidatos que tenham nota inferior a 400 nas provas ou que tenham tirado zero na redação.

Brasília Confidencial » ProUni vai beneficiar mais 60.000 estudantes

Do Brasil Nova Era - 10.06.2010

Nenhum comentário: