11 de jun. de 2010

Lula em Fortaleza: “Quero que vocês tenham a oportunidade que eu não tive”


Depois de receber jovens de todo o país durante o Festival das Juventudes, a cidade de Fortaleza, foi palco da aula inaugural do ProJovem Urbano, ministrada pelo presidente Lula, nesta terça-feira (8).

Cerca de 10 mil alunos do programa participaram do evento. No Ceará, mais de 25 mil jovens estão matriculados no ProJovem Urbano, destes 13 mil só na capital, governada pela prefeita petista, Luizianne Lins.

O discurso do presidente foi antecedido pelas histórias de Antonio Fábio da Silva e de Maria Eliane de Oliveira. Segundo filho de uma família de sete crianças, Antonio Fabio nasceu em Quixeramobim, município situado a 211 quilômetros de Fortaleza, no interior do Ceará. O pai abandonou a família quando ele ainda era pequeno e sua mãe teve que lutar muito para garantir o sustento da família.

“Ela teve que batalhar muito para colocar a comida na mesa. É por este motivo que estou aqui para mostrar para ela que o seu esforço não foi em vão. O filho dela vai vencer na vida”, disse ele, que considera o ProJovem a oportunidade que precisava para conseguir um emprego melhor e dar qualidade de vida à sua mãe, aos irmãos e ao filho que em breve nascerá. “Se a gente quiser, a gente consegue.”

Já a história de Maria Eliane abriu o discurso do presidente Lula. Ela tem 27 anos e é mãe de quatro filhos. Parou de estudar na quinta série quando engravidou pela primeira vez, deixando a escola em segundo plano para poder cuidar do bebê e da casa. Os anos se passaram, outros filhos vieram e o retorno à escola era sempre adiado, afirmou o presidente. Quando seu marido morreu, há sete meses, começou a trabalhar como diarista para sustentar os filhos. No mês passado, após 10 anos longe de uma sala de aula, Eliane voltou a estudar, graças ao ProJovem Urbano.

Depois de ouvir os dois jovens Lula disse: “vocês do ProJovem quando tiverem dúvida se devem estudar ou não, lembrem que este País tem um presidente que nasceu numa cidade do Nordeste, Garanhuns, é de família pobre, que veio conhecer pão aos sete anos de idade. Este presidente, que não tem diploma universitário, estudou até a quarta série e fez curso do Senai, este presidente não desistiu nunca, jamais na adversidade”.

Lula prosseguiu: “quero que vocês tenham a oportunidade que eu não tive e quero que tenham a oportunidade que eu quero para os meus filhos”

ProJovem Urbano

Com duração de 18 meses, o Projovem Urbano destina-se a jovens de 18 a 29 anos que sabem ler e escrever, mas que não concluíram o ensino fundamental, e combina a iniciação profissional, práticas de cidadania e inclusão digital com a formação escolar. O aluno também recebe um auxílio mensal de R$ 100,00, que é pago mediante a entrega dos trabalhos escolares e frequência de 75% às aulas.

A iniciativa é uma das quatro modalidades do Projovem Integrado, que foi lançado em 2007, e atua também com o ProJovem Adolescente, ProJovem Campo e ProJovem Trabalhador. Desde o início do Programa até o final de 2010, as quatro modalidades devem atender, juntas, pelo menos 1,5 milhão de jovens.

Do Site Thiago Fernandes - 09.06.2010

Nenhum comentário: