17 de jun. de 2009

Secretaria, do Ministério do Planejamento, lança revista sobre Software Público

A Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento lançou nesta terça-feira, dia 16 de junho, uma publicação sobre o Portal do Software Público Brasileiro (www.softwarepublico.gov.br).

A edição de junho/agosto da Revista InfoBrasil, publicação especializada na área de tecnologia da informação, traz informações, textos e artigos sobre a iniciativa que inaugurou o compartilhamento de soluções na Administração Pública.

"Esse é um conceito que nasceu no Brasil e que nos coloca no cenário internacional como precursores de uma nova abordagem no uso do software livre", salientou o titular da SLTI, Rogério Santanna. Na sua opinião, o software livre desempenha um novo paradigma de compartilhamento de soluções, otimiza os investimentos em tecnologia da informação e reduz a dependência de fornecedores proprietários.

O Portal do Software Público entrou no ar em abril de 2007 e congrega atualmente mais de 44 mil pessoas e 22 soluções livres, auxiliando órgãos públicos de todas as esferas e poderes, empresas e sociedade civil no desenvolvimento compartilhado de softwares. Esse ambiente recebe mensalmente a adesão de cerca de 1,7 mil novos usuários.

Santanna disse que uma das grandes reclamações das comunidades ligadas ao desenvolvimento software livre era a de que o governo utilizava essas soluções, mas que não as compartilhava com o conjunto da sociedade. "O Portal do Software Público demarca essa mudança de direção e a publicação desta revista mostra a maturidade do ambiente", disse o secretário.

A publicação traz matérias e artigos sobre pesquisas que avaliam o impacto do uso do portal na sociedade e junto ao mercado de prestadores de serviço na área de software. Também aborda a criação de grupos de interesse vinculados ao portal como o ambiente 4CMBr focado aos municípios brasileiros, bem como informações mais aprofundadas sobre as soluções já disponibilizadas.

A Revista faz parte da política de disseminação do conhecimento do projeto do Modelo de Qualidade do Software Público coordenado pelo Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer, do Ministério da Ciência e Tecnologia.

Bem público
Para a diretora do Departamento de Integração de Sistemas da SLTI, Nazaré Bretas, os softwares desenvolvidos pelos órgãos de governo devem retornar à sociedade já que foram desenvolvidos com recursos públicos. Esse é o objetivo do Portal do Software Público. Ela destacou que o desenvolvimento do software livre contribuiu para a melhoria da administração pública e para a inclusão digital.

Também participaram da solenidade de lançamento da revista o diretor de Desenvolvimento do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), José Antônio Borba Soares, o presidente da Associação de Usuários de Informática e Telecomunicações (Sucesu) no Distrito Federal, Anderson Damasceno, e o diretor de Infraestrutura de TIC da Dataprev, Daniel Darlen.

Lançamentos regionais
A publicação contará com lançamentos regionais em João Pessoa (18/06) na abertura do 3º Encontro de Software Livre da Paraíba; em Recife (19/06) na Universidade Federal de Pernambuco; em Porto Alegre (24/06) durante o 10° Fórum Internacional de Software Livre. Também devem ser agendadas datas em Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Campinas, Fortaleza e Florianópolis.

Por Miguel Matiolla - 17.06.2009

fonte: sepro

Nenhum comentário: