3 de jun. de 2009

Oferecer música grátis de boa qualidade áudio faz vender mais

Do site Remixtures - by Miguel Caetano - on Junho 3, 2009

Não é que tivéssemos ainda quaisquer dúvidas a este respeito, mas um estudo a ser publicado no próximo número do International Journal of Internet Marketing and Advertising chegou à conclusão que disponibilizar excertos de 30 segundos com uma qualidade medíocre no MySpace é a pior maneira de convencer os consumidores a comprarem o disco.

A pesquisa realizada por Yanbin Tu do Departamento de Marketing da Universidade Robert Morris no estado norte-americano da Pensilvânia e por Min Lu do Departamento de Finanças e Economia da mesma universidade revela que as amostras de música grátis de duração mais longa e com uma qualidade áudio superior fazem com que o ouvinte se sinta mais motivado a comprar e facilitem o processo de decisão da compra.

Segundo o site Science Daily (via Hypebot), na sua análise os investigadores “levaram em linha de conta os determinantes de cinco dimensões: avaliação, predisposição a pagar, utilidade da amostra, custo da amostra e probabilidade do consumidor de se converter num free rider (os chamados abusadores ou leechers) das amostras de música digital online.”

De acordo com o estudo, oferecer músicas com um bitrate superior não implica necessariamente que os consumidores irão encarar a amostra como um substituto da música original, sendo antes mais provável que eles acabem por comprar o CD ou o download digital.

Seria interessante obter mais dados sobre a metodologia desta pesquisa. Sem esta informação, torna-se impossível adiantar mais do que lugares comuns. No entanto, parece-me inegável que todos os verdadeiros fãs de música valorizam bastante a possibilidade de apreciar com a máxima fidelidade a música de modo a poderem fazer da forma mais completa possível as escolhas que determinarão a compra do álbum original.

(foto de Josh Russell segundo licença CC-BY-NC-SA 2.0)

2 comentários:

João Humberto Venturini disse...

Oi! Gostei do seu blog. Sou professor tb aqui em Piracicaba. Ainda bem q existe professoras como vc q não rezam a cartilha tucana. Entre no meu blog pra dar uma olhada.
Boa sorte

Márcia Brasileira disse...

Professor estamos juntos, não vamos desistir.
Temos que nos unir e aumentar a rede de professores e alunos na blogosfera.
Temos que utilizar as ferramentas para a comunicação.
Gostei do seu blog.
Abç