5 de dez. de 2012

PT mostra compromisso e vai às ruas pela reforma política

Imagem: site Rui Falcão

A iniciativa do PT de ir às ruas para coletar assinaturas e mobilizar a população em torno da reforma política é um sinal importantíssimo do compromisso do partido com essa bandeira.


Do Blog do Zé Dirceu - 04.12.12

Ontem, o presidente do PT, Rui Falcão, disse que o partido vai lançar uma campanha de iniciativa popular, com bancas nas ruas, para coletar assinaturas pedindo avanços na reforma política. A ideia é envolver a sociedade o máximo possível.

Essa é uma questão fundamental para consolidarmos as estruturas democráticas brasileiras, apesar do ceticismo que acompanha o tema.

A reforma política é uma das principais bandeiras do PT, e é preciso de fato mobilizar não só os políticos e a nossa militância, mas o máximo de pessoas possível pela causa.

Entre os principais pontos da reforma, está o imprescindível financiamento público de campanha. Também estão incluídos o fim das coligações nas eleições proporcionais, a coincidência dos pleitos municipais e nacionais e a mudança no sistema de votação, com a adoção do chamado sistema belga, uma pequena alteração em relação ao sistema adotado hoje.

A matéria deve voltar à discussão e à tramitação ainda neste mês . Mas é preciso o apoio da sociedade para mantê-la em pauta e aprová-la.

Nenhum comentário: