4 de set. de 2012

Papel das redes sociais na superação da pobreza é tema de livro de pesquisador brasileiro lançado no Reino Unido

Redes sociais ajudam a superar segregação social

As redes sociais podem reduzir a pobreza? Se você acha que não, é melhor rever seus conceitos. O pesquisador Eduardo Cesar Leão Marques, professor do Departamento de Ciência Política da Universidade de São Paulo (USP) mostra em sua tese de livre docência – que será publicada em formato de livro sob o título “Opportunities and Deprivation in the Urban South” no Reino Unido – dedicou-se a provar o contrário.

O objetivo do estudo foi investigar de que forma as redes de relacionamento de indivíduos em situação de pobreza poderiam influenciar essa equação. “Nossa hipótese era que haveria diferentes graus de isolamento de acordo com os tipos de redes sociais que as pessoas possuem”, disse Marques.

O estudo partiu do pressuposto de que segregação espacial pode produzir segregação social. O pesquisador explica que mesmo que duas pessoas tenham a mesma renda, uma delas pode ter piores condições de vida e perspecitva de futuro se estiver isolada espacialmente com menos acesso a serviços públicos, à informação e a contatos com outros grupos sociais diferentes do seu.
 
Via MPI Digital
 
Fonte: Fapesp

Nenhum comentário: