26 de jan. de 2012

Frei Beto : “PT sabe dialogar, PSDB manda polícia pra conversar”

Foto: Divulgação

No Fórum Social Temático, ele demostrou solidariedade com a comunidade de Pinheirinho que foi desocupada no último domingo em São José dos Campos e alertou para a necessidade de acompanhar com intensidade o processo político de 2012

Brasil 247 - 26.01.12

Frei Betto começou a sua fala no Fórum Social Temático, na Mesa Rumo à Rio+20 dos povos, demostrando solidariedade à comunidade de Pinheirinho que foi desocupada no último domingo (22) em São José dos Campos. “A diferença do PT e do PSDB é que o PT sabe dialogar e o PSDB manda a polícia pra conversar”, comparou. O auditório lotado da Faculdade de Direito da UFRGS aplaudiu fortemente a atitude de Frei Beto.

Ele também alertou para a necessidade de acompanhar com intensidade o processo político de 2012. “A falácia de que devemos torcer o nariz para os políticos e a política é um risco. Infelizmente isso está ganhando campo na juventude. Quem tem nojo de política é governado por que não tem. Tudo que eles querem é que a gente tenha bastante nojo para que eles fiquem com a rapadura na mão”, falou Frei Betto.

Ministra Luiza Bairros participa da abertura do Quilombo Oliveira Silveira

A ministra Luiza Bairros, da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), participará nesta quarta-feira (25) da abertura do Quilombo Oliveira Silveira, às 17h30min, no Largo Zumbi dos Palmares, localizado no centro de Porto Alegre.O Quilombo é organizado pelo grupo de trabalho do Movimento Negro do Fórum Social Temático.

Marina Silva defente que Dilma vete Código Florestal

A ex-ministra do meio Ambiente Marina Silva também animou a plateia do auditório da Faculdade de Direito da UFRGS ao conclamar os presentes a pressionar e apoiar o veto ao Código Florestal pela presidenta Dilma Rousseff. “Tenho muitas esperança que a presidente Dilma Rousseff vete o Código Florestal. Ela se comprometeu, no segundo turno, assinando de próprio punho que vetaria qualquer projeto de lei que anistiasse desmatadores ou aumentasse o desmatamento. Se nao der para rever isso no Congresso, peço à Deus e ao povo brasileiro que se mobilize para dar sustentação política para que Dilma possa honrar sua palavra”, falou Marina, em evento sobre Cidades Sustentáveis.

“O Código Florestal tem tudo a ver com a idéia de cidades sustentáveis. O péssimo resultado alcançado no Congresso faz com que eu mantenha a esperança, embora alguns digam que é uma coisa meio quixotesca”, disse Marina.

Primavera Árabe inicia nova fase do movimento altermundista

No Evento Rumo à Rio+20 dos povos, o francês Gustave Massiah falou na manhã desta quarta-feira (25) que as lutas altermundistas já viveram muitas fases e que a última foi iniciada com os levantes populares da Primavera Árabe. “Os fatos ocorridos na Tunísia renovam completamente o movimento, renovam também a cultura política, e demonstra a necessidade de uma mobilização especifica, a questão da representação e da democracia”, analisou.

Ele também ressaltou que se observa neste momento o nascimento de uma nova classe, a dos desempregados com diploma que poderá trazer transformaçoes para a sociedade. “Um nova fase do movimento altermundialista está só começando e uma das grandes questões é como fazer o vínculo do novo movimento e os movimentos que existiram até agora. A grande pergunta é: como vamos inventar novas formas contra a ditadura do capitalismo financeiro?”, perguntou Massiah.

Nenhum comentário: