2 de ago de 2011

Nasa divulga 1ª fotografia completa do asteroide Vesta

A Nasa apresentou nesta segunda-feira a primeira fotografia completa do asteroide Vesta, tirada pelas câmeras da nave espacial Dawn, que entrou na órbita do astro no dia 15 de julho.
Dawn obteve a imagem no dia 24 de julho, quando estava a 5,2 mil quilômetros de distância do asteroide.
Lançada em 2007, a nave passará um ano girando ao redor de Vesta para estudar sua superfície e, posteriormente, se dirigirá ao planeta anão Ceres.

Com 530 quilômetros de diâmetro, Vesta é o segundo objeto de maior tamanho no cinturão de asteroides, entre Marte e Júpiter, que rodeia o Sistema Solar.
Os cientistas calculam que essa região abriga cerca de 100 mil asteroides, considerados os "escombros" que restaram após a formação do sistema há 4,6 bilhões de anos.
Este projeto conta com a participação do centro JPL para a Direção de Missões Científicas da Nasa em Washington, do Centro Marshall de Voo Espacial em Huntsville (Alabama), da Universidade da Califórnia (UCLA) e da companhia Orbital Sciences Corporation, que desenhou e construiu a nave espacial.
Também são parte da equipe da missão o Centro Aeroespacial Alemão, o Instituto Max Planck para a pesquisa do Sistema Solar, a Agência Espacial Italiana e o Instituto Italiano de Astrofísica. 
EFE

Nenhum comentário: