30 de mar. de 2011

BANDEIRA A MEIO MASTRO POR JOSÉ ALENCAR - UM GUERREIRO. UM COMPANHEIRO


MORREU UM COMPANHEIRO
 
José Alencar Gomes da Silva (Muriaé, 17 de outubro de 1931 — São Paulo, 29 de março de 2011) foi um empresário e político brasileiro.
Foi senador pelo estado de Minas Gerais e vice-presidente do Brasil de 1 de janeiro de 2003 a 1 de janeiro de 2011.
Foi um dos maiores empresários do estado de Minas Gerais, construiu um império no ramo têxtil, sendo a Coteminas sua principal empresa. Elegeu-se vice-presidente da República do Brasil na chapa do candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, em 2003, conseguindo a reeleição em 2006, assegurando, portanto, a permanência no cargo até o final de 2010.

Lula e Dilma antecipam regresso ao Brasil após morte de José Alencar
Por Mariana Oliveira

O ex-presidente Lula da Silva e a presidente brasileira Dilma Rousseff anteciparam para esta quarta-feira ao meio-dia o regresso ao Brasil, na sequência da morte de José Alencar, vice-presidente durante os dois mandatos de Lula.

Dilma, Lula e Alencar, na campanha de 2010 Dilma, Lula e Alencar, na campanha de 2010 (Washington Alves/Reuters)

Alencar, que morreu aos 79 anos de um cancro no abdómen, foi esta tarde descrito por Lula da Silva, em declarações aos jornalistas, em Coimbra, como "um homem de dimensão extraordinária".

“Poucos seres humanos têm a alma de José Alencar", afirmou Lula, que chorou várias vezes e que classificou a relação de ambos como a de "dois irmãos".

Lula anunciou que dedicará ao seu vice-presidente o doutoramento honoris causa que recebe esta quarta-feira de manhã na Universidade de Coimbra.

Dilma Rousseff já ofereceu à família o Palácio do Planalto para que o corpo seja velado e decretou um luto de sete dias.
Lula e Dilma deveriam deixar Portugal apenas ao final do dia. Ficam assim cancelados os encontros agendados com José Sócrates e Cavaco Silva.
JUSTA HOMENAGEM A JOSE ALENCAR

Em nota, PT lamenta falecimento e destaca companheirismo de José Alencar

Nota de Pesar

O Partido dos Trabalhadores, em nome de seus dirigentes, filiados e militantes, lamenta profundamente o falecimento do ex-vice-presidente da República José Alencar, ocorrido na tarde desta terça-feira após longa batalha contra o câncer. Sua coragem e espírito de luta comoveram o país.
Empresário que sempre acreditou no Brasil, José Alencar se destacou, ao longo dos oito anos em que exerceu o mandato, pela lealdade e dedicação ao lado do presidente Lula, quando foi um defensor de primeira hora do projeto político nacional que vem transformando o país.
Ao longo desse processo, José Alencar tornou-se um grande companheiro do PT, conquistando o respeito e a admiração da militância petista. Sua garra e o seu exemplo de vida deixarão saudades.
Neste momento de luto, o PT manifesta sua solidariedade à esposa Dona Mariza, filhos, netos e amigos de José Alencar.
São Paulo, 29 de março de 2011.

Rui Falcão
Presidente Nacional do Partido dos Trabalhadores (em exercício).

Velório do ex-vice-presidente José Alencar será no Palácio do Planalto

 Homenagem à José Alencar

O velório do ex-vice-presidente da República José Alencar será realizado na quarta-feira (30/3), no Palácio do Planalto, a partir das 10h30. Em avião militar Casa, o corpo sairá de São Paulo (SP) por volta das 7h com previsão de chegar à Base Aérea de Brasília às 9h15. Lá, será recebido pelo presidente da República em exercício, Michel Temer, pelos presidentes do Senado, José Sarney (PMDB-AP); da Câmara, Marco Maia (PT-RS), e do Supremo Tribunal Federal (STF), Cezar Peluso.
Em seguida, será levado em carro aberto pelo Corpo de Bombeiros ao Palácio Planalto, passando pelo Eixo Rodoviário Sul (Eixão).
O corpo será recebido por ministros do governo da presidenta Dilma Rousseff e ex-ministros do governo Lula, entre outras autoridades. A visitação pública começa às 10h30 e se estende até às 23h30. Na manhã de quinta-feira (31/3), o corpo será trasladado para Belo Horizonte (MG).
A presidenta Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula estão em Portugal e chegam ao Palácio do Planalto no início da noite desta quarta-feira (30/3), para acompanhar o velório. 

Do Forum da Zona Norte - 29.03.2011 

Nenhum comentário: