12 de jul. de 2010

Estadão confirma acusação das Centrais Sindicais. Serra não criou o FAT, como ele diz.

Há duas semanas foi ao ar o programa nacional do PSDB. José Serra, candidato à Presidência da República, ocupou metade da apresentação, onde foi dito que ele criou o FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador) e o seguro-desemprego.

O site de Serra insiste: Emenda de Serra criou o FAT e tirou o seguro-desemprego do papel.

Na Convenção Nacional do PTB, em 12 de junho, o próprio Serra alardeou em seu discurso:

Fui também o autor da emenda à Constituição brasileira que instituiu o que veio a ser o Fundo de Amparo ao Trabalhador, o FAT. O Fundo, hoje, é o maior do Brasil e é patrimônio dos trabalhadores brasileiros, e financia o BNDES, a expansão das empresas, as grandes obras, os cursos de qualificação profissional, o salário dos pescadores na época do defeso. Tudo isso vem do FAT. E tenho orgulho de ter iniciado esse processo.

Graças ao FAT, também, tiramos o seguro-desemprego do papel e demos a ele a amplitude que tem hoje. O seguro-desemprego dormia há mais de 40 anos nas gavetas. Existia na lei, mas pouco na prática. Conseguimos viabilizá-lo e ele já pagou mais de 50 milhões de benefícios na hora mais difícil de qualquer família e de qualquer trabalhador.


As Centrais sindicais acusaram Serra e o PSDB de faltar com a verdade.
Hoje, Agência Estado confirma o que as Centrais Sindicais dizeram e mostra que José Serra e o PSDB enganam os eleitores com as afirmações reproduzidas acima.

Segundo o site do jornal O Estado de S. Paulo,

HISTÓRICO. O FAT é composto pelas contribuições do PIS e do PASEP e custeia o Programa do Seguro-Desemprego, o de Abono Salarial e o financiamento de Programas de Desenvolvimento Econômico (geridos pelo BNDES). Ele foi instituído e regulamentado pela lei 7.998 de 1990, após projeto encaminhado pelo deputado Jorge Uequed, do PMDB-RS, em 1988.

Antes disso, em 1986, o então presidente José Sarney aprovou decreto que instituía o seguro-desemprego” (Ver aqui).

Serra é o PSDB foram pegues em flagrante inverdade para com os eleitores.

Blog Luis Favre

-----------------------------------------------------------------------

Leia mais

Centrais sindicais dizem que Serra é mentiroso


Um comentário:

dil disse...

O Serra perdeu a noção do ridículo!