2 de jul. de 2009

Globo e Aécio, agora ‘in english’


Mais um vídeo produzido no exterior denuncia a relação espúria das corporações de mídia com o poder político. No caso, TV Globo e Aécio Neves, o governador de Minas pelo PSDB.

Com pouco mais de oito minutos, o documentarista brasileiro Daniel Florêncio, radicado em Londres, mostra também as dificuldade em se exercer o jornalismo no Brasil. “Impedido de trabalhar, o jornalista vira vítima de sua profissão”, diz num trecho.

Em nosso país, onde a liberdade de imprensa é invocada de quando em quando pelas corporações, exercê-la pode causar a demissão do trabalhador da notícia. Uma contradição brutal apresentada logo no início do vídeo com a frase de George Orwell: “Jornalismo é publicar o que alguém não quer que seja publicado; todo o resto é publicidade”.

Os que conhecem minimamente as corporações brasileiras de mídia sabem que o esquema denunciado no documentário não é exclusividade da Globo. Nem do governador mineiro. A melhor maneira de acabar com essa pouca vergonha é democratizar a mídia. Não dá mais pra continuar com seis empresas de televisão falando para 200 milhõeso de brasileiros. Isso é monopólio descarado, ainda mais quando as seis falam a mesma coisa. Infelizmente ainda não surgiu um governo com disposição para encarar esse problema.

O vídeo pode ser visto em http://br.youtube.com/watch?v=R4oKrj1R91g ou logo abaixo:

Nenhum comentário: