27 de mai. de 2009

A GLOBOTRIX e a manipulação da sociedade

Do site NOVA E


Desmontando a Matrix
[Christina Carvalho Pinto] Precisamos tratar a alma das corporações. Trocar o culto carnavalesco à informação pela busca profunda de conhecimento. Semear a ética, os valores mais nobres, a compaixão, o espírito de co-criação, a auto-estima, a esperança, o respeito, a dignidade.

Da Matrix ao Self: o desafio evolucionário da mídia e das organizações
[Rosa Alegria] Submersos pelos naufrágios noticiados da crise, estamos vivendo a dialética de uma era extraordinária, com potencial para a evolução da consciência e abrir as portas para novos estilos de vida. Mas ao mesmo tempo, a nossa capacidade de imaginar um futuro desejado tem sido cada vez mais precária.

O mundo ilusório da Matrix
[Carolina Borges] A humanidade vive e compartilha um mundo ilusório, um pesadelo coletivo, um mundo das representações, das formas fixas, das marcas, das referências, da homogeneização; porém criado e mantido não por computadores, mas pela mídia de massa, pelas instituições detentoras do poder.

Até quando estaremos plugados na Matrix
[Tanira Lebedeff] A "realidade" do "mainstream media": Jessica Lynch, após suposto "resgate", perde a memória. Rachel Corrie, após ser esmagada por uma escavadeira, some do noticiário. Plugados na matriz têm direitos a prazeres mundanos. Nem os Irmãos Wachowski fariam melhor.

"The Matrix" e o Mundo Real em que Vivemos
[Maurício F. Pinto] O paralelo que podemos fazer com o nosso "mundo real" é a insatisfação que cresce dentro das comunidades em relação aos ditames de uma economia globalizada e seus agentes financeiros transnacionais.

Menos Matrix ! Mais humanidade
[Gislene Bosnich] Todavia, para mim, um dos problemas da internet é que ela está desconectada da realidade. Desconectada das carências efetivas que as pessoas têm por informação precisa e de qualidade.

Matrix: Farsa e tragédia
[José Arrabal] A toda hora, no dia-a-dia, recebemos, por múltiplos canais de informação, adequados scripts de modelos comportamentais para nossa existência, lado a lado à insistência na idéia do desesperado perigo que é viver com autonomia, senso crítico, identidade precisa e segura do que se é.

O homem é o lobo do homem
[Hernani Dimantas] A pílula vermelha é o atalho para 'toca do coelho'. Estamos sempre atrasados para a vida. A pílula vermelha nos mostra a verdade. Transparente e real. Tira as máscaras de uma sociedade que vive num eterno sonho.

O dia da estaca zero
[Marcelo Estraviz] 11 de setembro será marcado como o dia estaca zero. Onde, ou tudo se transforma em espetáculo midiático ("o" espetáculo), ou então, e preferencialmente, as vidas passam a ser consideradas como o real valor. O dia que a economia humanizou-se. O dia que caiu a ficha. E o WTC.

Um livro para lembrar da resistência Venezuelana
[Manoel Fernandes Neto] O livro de Renato Rovai, "Midiático Poder", com certeza mostra a história de uma das frentes de resistência ao império da Matrix.

A GloboTrix:

Estratégias contra a Globo
[Miguel do Rosário] A blogosfera tem sido a grande arma anti-mídia. Os canais fechados e, futuramente, a tv digital, também podem e poderão se tornar instrumentos para diluir o poder arbitrário de algumas empresas de comunicação.

Alguns casos escabrosos da TV Globo
[Altamiro Borges] Na sua longa história, esta poderosa emissora já cometeu várias barbaridades na sua cobertura de importantes fatos políticos do país.

Nenhum comentário: