31 de mai. de 2009

Eu não sou do PT, o PT é que é MEU

Por pouco que esse "trem" não descarrilha de vez da "blogosfera", tamanha a frustração, o desânimo e o abatimento de me sentir persistentemente falando de nós para nós mesmos, escrevendo para o próprio umbigo ou para os umbigos de quem partilha dos mesmos sentimentos e mesmos ideais. Parei por uns tempos e fui visitar e ler o que outros estão pensando por aí. É sabido por todos os "passageiros" de nossas viajens, de que sou assíduo frequentador do blog "Balaio do Kotscho" hospedado no portal IG e que lá por ter um espectro de amplitude maior de leitores e comentaristas é comum me verem metido em "esfregas" e "dedos nas caras" com adversários ideológicos das mais variadas marcas. Tem de tudo, de "raparigas inocentes" a "cachorros loucos indecentes", de "provocadores amestrados" a "dissimulados desavisados", de "metidos a caba hômes" a "boquirrotos menestréis" e de "apenados Serafins" a "arrependidas Jezebéis". Mas lá há também alguns poucos opositores dignos de imenso respeito, de admiração, de honra e que fazem por merecer que construamos uma prazeirosa, gratuita e duradoura amizade. Um desses é o Sr. Manoel Ferreira, ferrenho e teimoso opositor de Lula e do PT, mas que JAMAIS em nossos debates ousou se valer de qualquer ofensa que seja ou de alguma falta de respeito e educação. Defende suas posições com galhardia e "truca" ou retruca com conhecimento de causa. "Mané Véinho", (como de forma carinhosa eu lhe chamo) mora no Vale do Paraíba em São Paulo, é um ex-militar e distinto PROFESSOR de tantos e tantos jovens por este mundão afora, trocamos vários e-mails e com esse meu amigo eu pude saber das tantas batalhas e guerrilhas por que já passou nesta vida (e ainda passa). Gosto muito dele, apesar de enxergarmos o mundo por angulos contrarios e direções antagônicas. Outro dia depois de alguns "bate-bocas estabefados" por lá, ele me repreendeu da seguinte forma:

-"...Quanta ironia, será que isto não acaba, será que isto que leio é o melhor de vocês?
Bem o Enio eu já conversei algumas vezes em particular com ele, conheço seu posicionamento e seu comprometimento, mas mesmo assim Enio, isto é o seu melhor? Cara, acredito que você é maior que isto, e maior que o próprio PT, seja SÓ por você Enio, e todos os comentaristas vão te respeitar, esqueça um pouco o partido, seja só você!"

Parei, murchei as orelhas, refleti, e por ser ele uma extraordinária figura humana e um grande amigo, lhe respondi assim:

-"Meu Caro Manoel Ferreira
Sempre digo que a minha participação na area de comentários aqui do nosso Balaio (que é também do Kotscho ) se dá por pura diversão. Não é aqui que faremos qualquer revolução e nem é aqui que elegeremos o melhor destino para o nosso país. Essas questões são muito mais amplas e mais importantes do que os embates do tipo “Fla-Flu” que envolvem de um lado os petistas e de outro os anti-petistas. Concordo com voce que essa inútil troca de farpas e xingamentos nada constrói.
PORÉM, ACHO EU que o BALAIO DO KOTSCHO é o melhor palco ou espaço da internet hoje em dia para um verdadeiro debate CIVILIZADO de idéias e de propostas ou projetos de país e nação, dada as características e variedades dos temas aqui apresentados (QUE NÃO TRATAM SÓ DE POLÍTICA) que fazem com que as pessoas reflitam, se coloquem e opinem para que todos possam enxergar um pequeno mas significativo RETRATO DO POVO BRASILEIRO. E isso só é possível graças ao talento, a generosidade e a LIBERDADE CONCEDIDA pelo nosso amigo e excepcional jornalista Ricardo Kotscho. As regras (se é que existam) estão bem claras na sua “carta de intenções” apresentada desde o início da publicação deste apaixonante blog. Não estou bajulando ninguém (o Kotscho não precisa), estou constatando FATOS. Aqui não há censura e se eu quiser, todos quiserem, guardadas as boas maneiras, o respeito e a devida educação, “manda-lo pra onde a Luzia ganhou destaque” eu posso, “Yes We Can” e ELE PUBLICA !!! e isso SÓ ACONTECE AQUI !!! (é triste a sina de um blogueiro democratico mas acredito também ser o seu momento mais apaixonante )
Isto posto, querido "Véinho", aqui pode e acredito que deva ser um maravilhoso palco ou espaço para que haja um GRANDE DEBATE QUALIFICADO para as pertinentes disputas naturais sobre os destinos do nosso amado Brasil. Mas nós constatamos (voce também) que alguns comentaristas insistem em somente agredir e não em debater (voce foge a essa regra) e às vezes um lado acaba, para se defender, agredindo também ao outro e isso não ajuda, não constrói, é realmente tedioso como voce diz e acaba por “sujar” o chão da sala a nós gratuitamente oferecida pelo nosso bom Kotscho (mesmo ele moderando).
“Mané Véinho”, quantas vezes eu já não escrevi bobagens por aqui e depois me arrependido e até de certa forma me envergonhando por determinadas colocações infelizes? já cheguei até a ser repreendido “justa e justificadamente ” pelo Ricardo pelos meus exageros, mas te digo que jamais foram com a intenção de magoar ou denegrir ninguém, isso não faz parte das minhas maneiras de bem viver, FOI NO CALOR DO FUROR DAS MINHAS IDEOLOGIAS EXÓTICAS. Sou um socialista por instinto e convicção e um solidário por escolha e vocação e acredito na construção de uma sociedade mais justa, humanitária, igualitária e libertária onde as minorias tenham voz e sejam respeitadas e as maiorias sejam dignas de merecimento de louvor até que um dia se torne real a utopia de sermos de um só mundo mas não de uma humanidade só (só, de solitária ao invés de solidária). Onde não hajam mandantes e mandados ou donos de todas as verdades e ouvintes sem expressão. Um mundo melhor onde não haja (aja ) o opressor e não há o oprimido (saudades do Augusto Boal)
Manoel Ferreira, EU SOU PETISTA !!! E sou petista porque nunca encontrei no nosso Brasil outro partido onde eu pudesse sonhar dos meus sonhos sem os grilhões da imposição de dialéticas que enrigessem almas e entorpecem corações. Encontrei no PT a honra de poder ser companheiro, conviver e aprender com homens como o Perseu Abramo e mulheres como a sua irmã Lélia Abramo. Com homens como o Carlito Maia, que dizia "Eu não sou do PT. O PT é que é MEU !!!", com homens como o historiador Sérgio Buarque de Holanda e o seu filho, o magnífico Chico, com o Florestan Fernandes que foi professor e mestre de FHC sem também nunca possuir “diploma” universitário, era professor da USP por mérito e acumulo intelectual e não por título ou “papel impresso” e o seu mais conhecido aluno negou tudo o que com ele aprendeu e tudo o que depois escreveu. Conheci e convivi no PT com Mário Pedrosa, escritor, crítico de arte e líder socialista; Manoel da Conceição, líder camponês que amedrontou generais e que teve a perna amputada sob tortura; o educador do mundo Paulo Freire (com quem trabalhei no governo Luiza Erundina), Apolônio de Carvalho, combatente na Guerra Civil Espanhola e na Resistência Francesa, um dos maiores líderes dos movimentos da resistência popular no Brasil (ele era também oficial do Exercito Brasileiro). com o filólogo Antonio Houaiss, com o escritor e pensador Antonio Candido, com Chico Mendes; com o inesquecível compositor Gonzaguinha que nos ensinou “O que é, o que é” A VIDA, com os que se foram e com os que ainda estão presentes na incansável luta por nosso sonho de um Brasil decente e digno. Conheci, ri, chorei e aprendi com o Henfil e fui um dos que sonhou com a volta do seu irmão, o Betinho, eternizados na voz da Elis Regina em “o Bêbado e a Equilibrista”. No PT eu ajudei no que pude ao Herbert de Souza, o Betinho, na formação dos seus “comitês de combate à fome” e "Ação pela Cidadania"em plena adversidade da “Era FHC”, que fazia de tudo para atrapalhar em razão dos seus sentimentos anti-povo e de suas alianças com os “coronéis dos grotões” e toda marca de gente de direita. Enquanto o Betinho em seu santo e incansável trabalho humanitário tentava matar a fome dos brasileiros menos favorecidos, FHC chamava o nosso povo de vagabundo e de caipira. Betinho era segundo ele mesmo, nascido mineiro, católico, hemofílico, maoísta e meio deficiente físico. Por ser hemofílico ELE, E OS SEUS IRMÃOS FORAM ASSASSINADO PELA SAÚDE PÚBLICA comandada por essa gente que nos governava naquela época por conta das suas necessárias e cotidianas transfusões de sangue que garantiriam as suas sobravivências ( não vejo ninguém morrendo de Aids hoje em dia por omissão do governo). Como soropositivo e sabedor da morte iminente ao invés de ir viver o "resto de vida que lhe restava" para seus ultimos prazeres pessoais, ELE FOI TENTAR ACABAR COM A FOME NO BRASIL ATÉ O DIA DE MORRER !!! O Betinho só poderia ter sido, E FOI, mais um filiado do PT !!!
Manoel Ferreira, eu ficaria horas aqui te lembrando e me lembrando de tantos nomes, e preste atenção, EU NÃO CITEI AINDA nenhum parlamentar, prefeito, governador ou até mesmo o nosso PRESIDENTE LULA !!! Digo e repito: GOVERNOS PASSAM, MAS O PT FICA !!!
A disputa política E PARTIDÁRIA não só é legítima como é inerente aos seres vivos, SEMPRE HAVERÁ DISPUTA PELO PODER. Desde o início das civilizações, havia e ainda há um só castelo para ser conquistado e ocupado e quem estava dentro se defendia e quem estava de fora atacava, É DO JOGO !!! E O JOGO É JOGADO !!!

SOU VERMELHO, “MANÉ” !!! porque desde meados do Século 15 a bandeira vermelha é conhecida como a “bandeira de desafio”. Foi hasteada em cidades e castelos sob ataque para indicar que NÃO HAVERIA RENDIÇÃO. O oposto era a bandeira branca. Ainda não vejo condições de sequer pensar em hastea-la pois OS NOSSOS ATUAIS OPOSITORES NÃO APRESENTAM NENHUMA PROPOSTA OU PROJETO ALTERNATIVO ao enorme sucesso do Governo Lula para aqui debatermos de forma civilizada.
SÓ SE PRESTAM PARA NOS AGREDIR E NOS XINGAR !!!

Abraços e fique com Deus também. Meu querido e sempre bem vindo “bom opositor” !!!"

Este post do Kotscho tratava de "Fla-Flu dos leitores e jornalismo isento” onde mais tarde apareceria também este outro comentário:

"19/05/2009 - 23:30
Enviado por: Ana Luiza
Kotscho, pena que entrei tarde na net. Li seu texto e fui até o do Ênio Barroso Filho, 18:51. . É de fato como você diz. Pesa, fica um clima de revolta, recalque e sangue. Será que é isso que o povo quer? Parabéns ao Ênio por ser tão explícito, gentil e educado. Não tenho tanto conhecimento sobre os bastidores da política e estava aprendendo bastante, mas há coisas que é melhor que eu continue ignorando. Enio mostrou que a oposição pode e deve existir seja qual for a cor da bandeira. Defender suas idéias não vai dividir pessoas. Afinal todos queremos o melhor para o País e consequentemente para nós. Ou não?
Ana Luiza"

Os leitores mais assíduos do Balaio do Kotscho por afinidades ou nem tanto, acabaram por se conhecerem e trocarem e-mails entre si de forma paralela e chegamos até a criar um grupo, uma legítima família, amorosa e que se tornou de fato e de direito a principal "filial" do blog. Nós o denominamos o "Boteco do Balaio" e foi através do querido amigo Robson de Oliveira deste Boteco, que eu vim a saber que este foi o ULTIMO comentario em vida da nossa doce "borboletinha amarela", a Ana Luiza. Essa menina nos deixou no dia seguinte àquele, vitima de complicações cardíacas e de um infarto fulminante com apenas 29 aninhos.
Ela comentava sempre por lá e também no nosso Boteco, o Robson que se tornou seu mais proximo amigo disse depois que a Ana Luiza era uma ferrenha anti-petista e descrente de tudo por conta de vida sofrida com intensidade e repleta de perdas, apesar da sua pouca idade. Mas que este ultimo comentário dela revelava uma certa mudança em relação ao teor e grau da sua raiva ao PT em temas por eles antes conversados.
Que pena Ana Luiza !!! Te preferia mil vezes mais opositora, mais questionadora e adversária a ter que receber da pior forma possível esta GRANDE LIÇÃO que agora nos ensina. A de que somos TODOS BRASILEIROS, que AMAMOS TODOS NÓS ao mesmo país e que despidos das bandeiras ideológicas, somos TODOS IGUAIS !!! DE UMA MESMA NAÇÃO !!! Mesmo que flagelados de patriotismo por história curta e ainda por tantos maus exemplos do passado e do presente também. Mas nem assim entendo o sentido dessas discussões inúteis e enfadonhas de tantos blogs controlados por estúpidos provocadores de "fla-flu" e de tantas declarações mútuas de ódio, se a nós o que interessa de fundo é que o Brasil realize de vez esse sonho de GRANDE NAÇÃO para o qual esta destinada a NOSSA QUERIDA PÁTRIA. Para isso precisamos todos ouvirmos mais uns aos outros e quando possível falarmos de menos.

Mas veja bem :
-Não precisamos e nem devemos contudo abdicarmos dos nossos ideais e da nossa história para isso ( muito pelo contrario ) . O que devemos sim e PODEMOS é disputar a política e o nosso ideário intensamente e com ardor, posto que somos seres que pensam e que só sobrevivem no coletivo, mas SEMPRE lutando de forma correta, honrada, democrática, sem desvios e entupida de valores da ÉTICA. Valores sem os quais NADA se constrói e todo sonho se desfaz. Já dizia Lênin:
-"Infeliz do revolucionário incapaz de revolucionar-se !!!"
É possível mudar para a casa nova sem destruir a casa antiga, é possível ganhar sem fazer o outro perder seus valores, é possível fazer valer tua grandeza sem humilhar e diminuir teu irmão da Pátria e companheiro, é possível fazer toda uma Revolução sem desferir um só tiro. E revoluções se fazem a todo tempo e a todo instante, basta te sentires um eterno revolucionário de ti mesmo.

Gostaria muito, Ana Luiza, se o tempo concordasse, de ter te oferecido dados da razão e do intuito de que nós os petistas, assumimos nossas convicções e nossos sonhos com tanto amor, fé, dedicação e despreendimento de tudo, até das nossas vidas, na defesa da nossa causa socialista e solidária, mas não podendo por enquanto, te dedico este vídeo aqui em baixo (e daqui de baixo) para que quando eu também vier a virar estrela, possamos nós, lá aprofundarmos, aprimorarmos ou "acertarmos" para sempre as nossas questões e quiziras.

É PELA ANA LUÍZA QUE ESSE "TREM" AGORA VAI É VOAR !!!

Por Ênio - 31.05.09

Nenhum comentário: